ARREPENDER-SE, CONVERTER-SE


CONVERSÃO



Conversão é conseqüência da fé. Conversão é decisão para a vida toda. Conversão quer dizer: mudança de coração. Conversão é trocar nossa vida pela vida de Jesus.
Se começarmos à viver como ele viveu, nossa vida se converte na sua; já não sendo nós que vivemos, e sim Jesus que vive em nós. A conversão parte da fé: crer que a vida de Jesus vale mais que a nossa.
Tem-se dito sempre que a conversão é uma mudança de vida, mas isso não quer dizer que se reduz a uma mudança de moral. A mudança de moral é conseqüência da mudança de vida, e a conversão é muito mais profunda do que uma simples mudança de conduta.

Devemos entregar nossa vida sem valor, tal qual está, com nosso pecado. Quer dizer entregamos uma vida desvalorizada pelas feridas do pecado, e em troca, recebemos a vida mesma de Jesus: a única, que em verdade tem valor e que jamais se desvaloriza. È uma vida que, certamente, vale a pena viver, porque é vida de gozo, paz, justiça, entrega e fé.
A conversão não é somente deixar o pecado para viver honestamente. Nem sequer é apenas uma vida de fidelidade aos preceitos e mandamentos do Senhor. È muito mais do que isso. Trata-se de convertermos de servos de Deus em amigos seus: de passar de justos a filhos, de não fazer o mal a ninguém para deixar Deus fazer o que Ele quer em nossa vida.

Não é suficiente dizer que queremos conquistar a vida nova trazida pôr Jesus. È necessário renunciar as coisas mundanas, as coisas que nos levam ao pecado. Conversão é troca de vida. É mudança de vida.
Na Bíblia temos muitos exemplos de conversão.
Zaqueu LC 19.1-10- Zaqueu arrependeu-se, partilhou seus bens e devolveu com juros o que             roubou. Sua conversão começou quando teve o desejo de ver Jesus de perto.
Um dos maiores exemplos de conversão, na Bíblia: Paulo Apóstolo.
Paulo perseguia a Igreja. Entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres para colocá-los na prisão. Era um perseguidor ferrenho dos Cristãos.
Após o episodio no caminho para Damasco, onde ele caiu por terra ouvindo uma voz vinda dos céus, Paulo se tornou um Apóstolo destemido. Daquele dia em diante, passou a pregar o evangelho, se convertendo totalmente ao cristianismo.

O que fazer para converter-se?

“ Arrependam-se e cada um de vocês, sejam batizados em nome de Jesus, para o perdão dos Pecados “ At. 238


Passos para conversão:
1-RENUNCIA
A verdadeira e total dependência de Deus nos obriga a renunciar a tudo aquilo que nos prende ao pecado, decidindo-nos formalmente a nunca mais voltar a ele. O cristão deve fazer uma renuncia expressa não só aquilo que é claramente chamado de Satânico, mas também a substitutos de Deus, sistemas que negam um Deus pessoal. Devemos renunciar a todo pecado e as obras de satanás, e a todo ressentimentos. Devem ser renuncias radicais e difinitivas.  Entretanto entendemos que eles acontecem como em um processo gradativo, à medida que cremos no Senhor.

Fique de pé, e faça a sua renuncia. A sua resposa será: “Sim eu renuncio”
- Renuncia a satanás?
- a todos as suas obras e seduções?
- ao ocultismo, esoterismo e toda superstição?
- ao conhecimento do futuro fora de Deus?
- à magia, curandeirismo e feitiçaria?
- à leitura de cartas, leitura de mãos ?
- ai espiritismo, astrologia e horóscopo?
- adquirir poder e controle sobre si ou outras pessoas fora de Deus?
- controle mental e à dialética?
- ao uso de amuletos, fetiches e talismãs?
- a todo egoísmo, luxúria e maldade?
- a todo orgulho e vaidade?
- a ódios e ressentimentos?
- renuncia completamente e para sempre a tudo isso?

2- ARREPENDER-SE
   O arrependimento é uma atitude de não pecar mais, ou seja um propósito de não voltar a cometer o mesmo ato, que o leva a distanciar de Deus. È a dor e tristeza de se ter ofendido a quem se ama. È vontade decidida de romper com toda situação do pecado. È propósito firme de mudança.

3- BUSCA DA RECONCILIAÇÃO
Reconciliação  não é outra coisa, senão a própria redenção com o Pai. È reconhecer nosso pecado, perante Deus. È recorrer ao sacerdote para receber a expressão de ratificação do perdão de Deus pela absolvição no sacramento de reconciliação ou de penitência, para que, recebendo uma oração, nos desatemos de todos as amarras do pecado e de suas conseqüências.

CONVIDE JESUS A ENTRAR EM SEU CORAÇÃO E PROCLÁMÁ-LO SEU SALVADOR PESSOAL.

“ Eis que estou a porta e bato: se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa E cearei com ele, e ele comigo? Ap. 3-20

Jesus está a porta do coração de cada um de nós e nos convida a participar com Ele de sua vida nova. Ele espera que apenas lhe abramos a porta. Ele está chamando. Certamente nunca irá forçar a porta. Só entrará se nós abrirmos voluntariamente essa porta. Ele tem estado ali outras vêzes. Escute hoje a voz dEle. Não endureça o coração. Convide-o a entrar. Você não perderá nada com isso. Jesus não força ninguém, cada um age livremente. Tomará que você escute a voz dEle. Hoje é o  grande dia. Abra a porta do coração e convide Jesus a entrar no mais profundo do seu ser.
Dê essa oportunidade a Jesus. Você não perderá nada, exceto tristezas, angustias, as cadeias que o escravizam. Dê a oportunidade para que Jesus manifeste tudo o que Ele é e tem para você. Deixe Ele entrar em sua vida, e ser o centro de sua existência.

Oração:
Feche os olhos, fique de joelhos, em silêncio, coloque a mão no seu coração.
Convide Jesus, para que ele venha de maneira especial, viver em seu coração, e peça-lhe um encontro especial com Ele, para experimentar a salvação e a presença dEle em sua vida.

Proclamação de Jesus como Salvador pessoal

“JESUS, eu creio firmemente que Tu és o Filho de Deus, o Messias, “.Que vieste a este mundo não para condenar-me pôr meus pecados, mas para salvar-me.
Reconheço que sou um grande pecador, mas, ao mesmo tempo, proclamo que a tua misericórdia e o seu perdão são muito maiores que os meus pecados.
Hoje proclamo com minha boa, o que creio firmemente  em meu coração: Tu és o único Salvador deste mundo, Tu és o meu salvador pessoal,. Creio em Ti e peço-te que me dês  agora., a nova vida em abundância que tu ganhaste para mim com Tua morte na cruz e tua gloriosa ressurreição.
Quero ter um encontro pessoal contigo e tua salvação.
Sei e confio em que Tu nunca decepcionas aquele que crê e confia em Ti.Amém;